As válvulas são fundamentais no processo industrial e representam até 15% de toda a instalação. Para que tenham a devida qualidade, no entanto, é importante entender exatamente a relevância do sistema de válvula.
Para que uma válvula cumpra o seu devido papel, ela deve ser instalada com muito cuidado e atenção, e isso requer um amplo planejamento por parte do projetista.
Esse material é tão complexo, que foi dividido em tipos e subtipos, e precisa passar por uma criteriosa escolha para saber qual válvula é ideal para cada projeto. O que se sabe, no entanto, é que elas são essenciais para os processos industriais, e devem ser especificadas para cada função.
Cautela na hora da escolha
Esses dispositivos são essenciais para o controle e manutenção de fluxos e fluidos em diferentes tipos de instalações. As válvulas podem ser consideradas como os principais acessórios em um processo de condução. Por isso, a atenção na escolha do modelo deve ser redobrada.
As válvulas podem ser fabricadas em diferentes modelos, e você encontrará, no mercado, materiais à base de plástico ou metal. Elas possuem variadas funções de vedar, liberar ou regular fluidos líquidos, gasosos e com partículas solidas, de acordo com a necessidade de cada instalação.
Algumas válvulas também podem servir como acesso às tubulações, permitindo que mudanças ou alterações sejam feitas, sem danificar muito a estrutura externa.
Elas são comumente aplicadas em linhas de ar, produtos químicos, vapor etc, e são fundamentais para que o trabalho seja seguro e completado com sucesso. Além disso, elas se aplicam a outras muitas indústrias, como farmacêutica, química, alimentícia, siderúrgica, de saneamento, de biocombustíveis, de mineração, entre outras.
Embora algumas delas apresentam funções parecidas, cada uma será aplicada de uma maneira, com uma finalidade. Conhecer o tipo de componente que passará pela válvula é fundamental para definir o modelo e saber se o material é adequado para tal trabalho.
As indústrias, de modo geral, utilizam válvulas que podem ser acionadas de maneira manual, como é o caso dos modelos gaveta, globo e retenção.
A válvula instalada em um processo garante não somente o bom funcionamento, como também a segurança das pessoas ao redor, sejam transeuntes ou trabalhadores do determinado setor.
Esse é mais um motivo para que todo cuidado e atenção sejam destinados à escolha correta da válvula a ser instalada no processo em que você está atuando. Esse erro pode representar a falha total do seu projeto.
Com isso, escolha bem a válvula que será utilizada, lendo e relendo sobre as peculiaridades e aplicações adequadas de cada uma delas.
Fonte: https://www.wikiartigos.com.br/