Haste Ascendente com Parafuso Externo e Garfo
O exterior da haste é rosqueado, enquanto a parte da haste na válvula é lisa. As roscas da haste são isoladas do meio de fluxo pela gaxeta da haste.
Dois estilos diferentes desses designs estão disponíveis; um com o volante preso à haste, para que possam subir juntos, e o outro com uma luva roscada que faz com que a haste suba pelo volante. Este tipo de válvula é indicado por “OS & Y.” é um projeto comum para válvulas NPS 2 e maiores.
Haste Ascendente com Parafuso Interno
A parte roscada da haste está dentro do corpo da válvula e a haste embala ao longo da seção lisa que é exposta à atmosfera externa.
Neste caso, as roscas da haste estão em contato com o meio de fluxo. Quando girados, a haste e o volante sobem juntos para abrir a válvula.
Haste não ascendente com parafuso interno
A parte rosqueada da haste fica dentro da válvula e não sobe. O disco da válvula se desloca ao longo da haste, como uma porca se a haste for girada. Os fios da haste são expostos ao meio de fluxo e, como tal, estão sujeitos ao impacto.
É por isso que este modelo é usado quando o espaço é limitado para permitir o movimento linear e o meio de fluxo não causa erosão, corrosão ou abrasão do material da haste.
Haste Deslizante
Esta haste da válvula não gira nem gira. Ele desliza para dentro e para fora da válvula para abrir ou fechar a válvula. Este projeto é usado em válvulas manuais de abertura rápida com alavanca. Também é utilizado em válvulas de controle operadas por cilindros hidráulicos ou pneumáticos.
Haste Rotativa
Este é um modelo comumente usado em válvulas de esfera, plugue e borboleta. Um movimento de um quarto de volta da haste abre ou fecha a válvula.
Fonte: dicasdeinstrumentacao.com/